A principal maneira de poluir as águas é despejar o lixo, os esgotos e as toxinas nos mares.
Tal como os outros seres vivos, o Homem necessita de água para crescer e desenvolver-se. A água que consumimos ao longo do dia vem, geralmente, de um rio. Mas a água deve ser pura e limpa para se poder viver com segurança. Quando a água não está pura, nem limpa, dizemos que está contaminada.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) considera que a água está contaminada quando perdeu as propriedades que tem no seu estado natural, isto é, quando se alterou a sua composição.
Quando a água de um rio desce, por exemplo, a proporção de oxigénio, pode produzir a asfixia e a morte dos peixes e de outros seres vivos. A pesca incontrolada, a introdução de peixes estanhos, que impedem, muitas vezes, o desenvolvimento dos outros peixes, a secagem de lagoas, a construção de barragens e canais, o aumento da temperatura pela chegada de águas quentes de uma central são factores que, directa ou indirectamente, alteram a composição da água do rio e impedem nele, o desenvolvimento da vida.
A água dos rios, no seu percurso até ao mar, é aproveitada de diversos modos pelo Homem.
Algumas actuações do homem não são negativas para as margens do rio. Mas outras, como a modificação do curso de um rio ou o corte de árvores dos bosques para introduzir campos de cultivo, podem representar um sério perigo para o ecossistema.
Todas estas actuações não só modificam a paisagem da bacia fluvial, mas também provocam grandes mudanças no desenvolvimento e crescimento de muitos seres vivos.
O rio, desde sempre, tem o poder de autopurificar as águas e recuperar, novamente, as suas características naturais.
Na água do rio vivem bactérias que decompõe a matéria orgânica procedente dos restos dos seres vivos, excrementos, etc., que chegam directamente ao rio ou, então, através de águas residuais procedentes de centros urbanos.
Para levar a cabo esta decomposição, as bactérias necessitam de consumir oxigénio que obtém da mesma água do rio; por isso, estas bactérias recebem o nome de aeróbias.
Fontes de Poluição
Embora a contaminação de um rio possa ser acidental e por causas naturais, a maior parte das vezes deve-se a poluentes que foram produzidos pelo Homem, chegando até ele através das águas residuais das cidades, da água usada na agricultura e da água procedente da actividade industrial
Débora Moreira
Sem comentários:
Enviar um comentário